Sobre o município

Localização: Mesorregião do Oeste Potiguar, microrregião do Vale do Açu.

 Localização: Mesorregião do Oeste Potiguar, microrregião do Vale do Açu.

 Microrregião do Vale do Açu

 Limites: Norte e Leste: Macau; ao Sul: Alto do Rodrigues e Afonso Bezerra; a Oeste: Carnaubais

Recursos Hídricos – Hidrogeologia

É o ramo da geologia e da hidrologia que estuda as águas subterrâneas quanto ao seu movimentovolume, distribuição e qualidade. Conforme o tipo de rocha a água nela armazenada comporta-se de maneira diferente. Em rochas porosas a velocidade de deslocamento e capacidade de armazenamento são maiores que em rochas cristalinas. Através da hidrogeologia é possível verificar a vazão de poço, a recarga do aqüífero e outras informações necessárias ao bom aproveitamento e proteção destes depósitos subterrâneos de água. O ramo da hidrogeologia que se dedica ao estudo da componente dinâmica das águas subterrâneas é a hidrodinâmica.

Aquíferos

Hidrogeologia:

Aquífero Jandaíra – é composto dominantemente por calcários, apresentando água geralmente salobra e uma composição química favorável à pequena irrigação. É também um aqüífero livre ou confinado com vazões que variam até 30m³/h, com média de 3 m³/h e poços com profundidade média em torno de 8m.

Aquífero Açu – ocorre numa faixa que acompanha a borda da Bacia Potiguar, apresentando uma espessura média de 150 m na área de afloramento.

Arenito Açu tem suave mergulho para Norte, quando aumenta gradativamente de espessura, chegando a atingir uma média de 500m, em sub-superfície. Sobreposto a ele encontra-se os calcários da Formação Jandaíra. Este aquífero é livre na sua faixa de afloramento, apresentando uma vazão de 10 m³/h, enquanto que na área de sub-superfície sua vazão pode atingir até 200 m³/h.
As águas em geral são boas, podendo ser utilizadas para consumo humano, animal, industrial e outros, não havendo portanto limitações quanto à qualidade.

Aquífero Aluvião – é um aquífero livre e apresenta-se disperso sendo constituídos pelos sedimentos geralmente arenosos depositados nos leitos e terraços dos rios e riachos de maior porte. Estes depósitos caracterizam-se pela alta permeabilidade, boas condições de realimentação e uma profundidade média em torno de 7 metros. a qualidade da água geralmente é boa e pouco explorada.

Recursos Hídricos – Hidrologia

Hidrologia do município encontra-se com 100% do seu território inserido na Bacia Hidrográfica do rio Piranhas – Açu.
Rios: Piranhas, Amargoso, Mulungu.

Riacho: Curralinho

Açudes com Capacidade de Acumulação Superior a 100.000 m³:

Rios e Riachos

Rios: Piranhas, Amargoso, Mulungu.

Riacho: Curralinho

Vegetação

Caatinga Hiperxerófila – vegetação de caráter mais seco, com abundância de cactácea e plantas de porte mais baixo e espalhado. Entre outras espécies destacam-se a jurema-preta, mufumbo, faveleiro, marmeleiro, xique-xique e facheiro.

Vegetação Halófila – constituída por plantas que toleram viver em solo com alta concentração de sais, geralmente são espécies herbáceas e rasteiras

Solo Predominante

Solos predominantes e características principais:

Cambissolo Eutrófico – fertilidade média a alta, textura argilosa, bem ou moderadamente drenada, relevo plano.

Solonchak Solonétzico – alta salinidade, textura indiscriminada, imperfeitamente a mal drenado, relevo plano.

Uso: pecuária extensiva e algum cultivo de milho e feijão.

Aptidão Agrícola: restrita para lavouras, aptas para culturas especiais de ciclo longo (algodão arbóreo, sisal, caju e coco).As áreas baixas são indicadas para preservação da flora e da fauna ou para recreação.

Sistema de Manejo: baixo, médio e alto nível tecnológico. As práticas agrícolas dependem tanto do trabalho braçal e da tração animal com implementos agrícolas simples, como da motomecanização.

Pendências

Coordenadas Geográficas: latitude: 5º 15’ 36” Sul

longitude: 36º 43’ 20” Oeste

Área: 419,14 km², equivalente a 0,83% da superfície estadual.
Altitude da Sede: 16 metros

Distância em Relação à Capital: 203 km

Limites: Norte – Macau

Sul – Alto do Rodrigues

Leste – Macau

Oeste – Carnaubais e Alto do Rodrigues

População 12.893 hab. est. IBGE/2008

Altitude metros

Clima Tropical Semi-Árido

Fontes: IDEMA  Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil

Wikipédia

Ir ao topo